quinta-feira, 18 de junho de 2009

OS DONOS DA VERDADE (parte I)




A Igreja Católica tem a sua verdade sobre suas imagens e estatuetas. Dizem que não se prostram diante delas como súditos, mas sim como sinal de respeito ou reverência.
Já para a Igreja Evangélica o uso de ícones é uma prática idolatra. Alegam ser descumprimento de um dos dez mandamentos.
Por outro lado, a Igreja Evangélica não guarda o Sábado, que também faz parte dos dez mandamentos. Aliás este é o oitavo mandamento do decálogo de Êxodo 20, mandamento este repetido muitas outras vezes no decorrer de toda as escrituras sagradas. O próprio Eterno disse que o Sábado é perpétuo, porém os Católicos mudaram este princípio. Os Evangélicos assumiram isto como verdade, dizendo que o Domingo é o dia do Senhor.

Quem tem a verdade consigo?

As duas vivem seus dogmas como sendo os únicos soberanos e legítimos donos da verdade. Consideram-se detentoras de todo o saber - seriam elas as únicas salvas!
Porque brigam tanto entre si, se servem o mesmo D-us, observam o mesmo livro sagrado e tem a mesma raiz?

Estas discussões tem início no distanciamento da Igreja de suas raízes. Mais precisamente na instituição do Cristianismo ainda no primeiro século com os pais da Igreja. Antes disso não havia discussões com este teor, simplesmente cumpriam a Lei de Deus ou, simplesmente, Torá.
E para apimentar um pouco mais a discussão, a Igreja Católica chama a Igreja Evangélica de irmãos separados. Será que ela não tem razão? Aliás são tão parecidas em toda a história que vivem brigando como irmãs mesmo. Tem o mesmo Pai (D-us), o mesmo Irmão (Yeshua) e a mesma instrução (Bíblia), porém ambas são desobedientes ao Pai, ao Irmão e aos ensinos.
Parentesco complicado né?

Obs: Aguardem (parte II)

Um comentário:

  1. meu querido, quero louvar sua iniciativa de trazer um assunto tao polemico a pauta, entretanto gostaria de adverti-lo a questao da generaliza;ao, no mais, muito bom, bem embasado e bastante questionativo.
    obs. meu teclado esta desconfigurado,por isso a falta de acentua;ao.

    ResponderExcluir