sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O QUE É O AMOR?



Um sambista, chamado Arlindo Cruz canta um samba que indaga o que é o amor? Ele diz em sua música que não sabe responder, só sabe que o amor nasceu nele!
Esta não existe para Arlindo Cruz uma definição do amor, mas que de alguma forma o amor surgiu na vida dele, de uma forma inexplicável o amor simplesmente nasceu em seu coração, ou seja, é uma emoção, uma forte emoção que mexeu com os seus sentimentos. Mas o mais interessante é que este mesmo músico, e um excelente músico brasileiro com reconhecimento nacional dentro da categoria do samba, um dos melhores letristas na opinião dos críticos da música brasileira, também tem em suas canções dizendo que o amor acabou e que o amor chegou ao fim, etc.
Então o que é o amor para este e muitos outros que cantão, ou versão sobre o amor?
Poderíamos dizer que dentro desta forma de pensar, ou que este termo amor, então é um sentimento, que vem e que vai, que é um momento vivido, que ele pode nascer e morrer!
Na poesia, na música, nas cenas de interpretações em teatro, novelas, ou em filmes o amor é um sentimento, que foge dos nossos controles, não temos formas ou forças para ajuizar nossas emoções, é algo que toma conta de nossas mentes (alma) e ações.
São definições de amor no grego:
• O érōs de Eros (ἔρως) significa a palavra grega moderna “ erotas ” com a sua significante de “o amor (romântico)”. Entretanto, o Eros não tem que ser de natureza sexual.
• A philos de Philia (φιλία), amizade no grego moderno, um amor virtuoso desapaixonado, era um conceito desenvolvido por Aristóteles. Inclui a lealdade aos amigos, à família, e à comunidade, e requer a virtude, a igualdade e a familiaridade. Em textos antigos, a philia denota um tipo de amor global, usado como amor entre a família, entre amigos, um desejo ou a apreciação de uma atividade, bem como entre amantes.
• O agápē de Ágape (ἀγάπη) significa o “amor” no grego moderno atual. O s'agapo do termo significa “eu te amo” em grego. A palavra ” agapo “ vem do vocábulo “amor”. No grego antigo se refere frequentemente a uma afeição mais ampla do que à atração sugerida pelo ” eros “; o agape é usado em textos antigos para designar sentimentos como uma refeição boa, a afeição de uma criança, e os sentimentos não carnais entre os os cônjuges.

Definição de amor em Hebraico:
Amor = עהה
No entendimento hebraico amar é uma decisão, um ato. É uma forma de demonstração, é atitude, assim como a fé é emuná (fidelidade).

Quem ama guarda os mandamentos! Joaõ 15:10

Quem não guarda os mandamentos, não ama, e ou, quem não ama não guarda os mandamentos!

“O oposto disso também é verdade, se você não me ama, você não guarda os meus mandamentos” Rabino Yosef Shulam

Mas o interessante é: “que para amar é necessário obedecer aos mandamentos, esta forma de obediência é uma forma de demonstração de amor através de atitudes, não um sentimentalismo.”

Jesus guardou os mandamentos! O por que dele tê-los guardados?
• Por amor ao Pai. Jo. 15:10
• Por não haver nele pecado. IJoão 3:4
• Por ser Justo. Rm 2:13
Jesus era santo, justo e ama tudo o que procede do pai, por isto ele fala de amar os mandamentos, por ela ser justa boa e agradável, como diz apostolo Paulo em Rm. 7:12-13, acaso pode vir alguma coisa má de D’us, a lei é espiritual, se quisermos ser espirituais, então aprendamos a guarda, obedecer e sermos fieis, amando a LEI de D’us.
A lei serve para os que são incircuncisos, ou seja, gentios?
Encontraremos esta resposta em Rm. 2:27, que nos deixa bem claro que os incircuncisos (gentios) julgarão os circuncisos (judeus) que não guardão as leis do SENHOR, porque a circuncisão é a do coração v. 29 e não a da carne. Isto nos da a conclusão de que há uma circuncisão para os gentios, a do coração que é a fé (fidelidade) aos mandamentos (palavra) de Deus em nós.
Esta é uma colocação para a igreja gentílica!
Precisamos aperfeiçoar o amor de D’us em nós, como isto pode ser feito?
Através do conhecimento e prática da palavra do Eterno Deus, a partir do momento em que nós procuramos ter a praticidade das palavras de Deus em nossa vida diária aperfeiçoamos o amor em nós. (I João 2:5)
Exemplo disso é vivermos atuando em todos os momentos de nossas vidas o amor a Deus e ao próximo como disse Jesus! (Mc. 12:29-31)
É muito importante notarmos que Ele nos fala de dois mandamentos, um está relacionado a Deus, a unicidade e o amor de todos os âmbitos sentimental, mental e corporal, e o outro ao próximo, com o mesmo amor que temos a nossa própria vida devemos amar aos que nos cercam. Não podemos ignorar a amplitude desses dois mandamentos relacionados com os dez mandamentos de Êxodo 20, o que na verdade os dois são um resumo dos dez mandamentos.
Amar a Deus acima de todas as coisas, está relacionado com os versos de êxodo 20 de tal forma que os cincos primeiros mandamentos estão relacionados ao SENHOR e os cinco últimos estão relacionados ao próximo.
Não podemos deixar de dizer que o amor está relacionado com os mandamentos, porque tudo é questão de amar a Deus e ao próximo, ou seja, amar aos mandamentos do SENHOR, assim cumprindo a sua palavra e trazendo o Seu Reino (Governo) na terra através de seus filhos (nós).
A prática destas palavras divinas é a resposta para quem procura o amor, é a respostas para este mundo perdido em meia as guerras, roubos, traição, drogas, desquites, dentre tantos outros desamores. O mundo precisa experimentar esta verdade do evangelho de João quem melhor expressa o amor nos evangelhos.
Precisamos sair da pregação, das escritas para a ação, para a prática, somente assim daremos o verdadeiro testemunho de sermos os filhos de Deus, praticantes do seu amor.
O amar é dar de beber a quem tem sede, dar vestimentas a quem está nu, dar comida a quem tem fome, visitar aos doentes, compartilhas com os que não têm o que em nós sobra. Isto é amar a Deus, isto é amar ao mundo, isto é amar a nós mesmo, isto é amor!
Só quem pratica este amor terá a vida eterna! (Mat. 25:35-46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário