terça-feira, 31 de maio de 2011

TORAH (Instrução)



Um dos fatos mais importante e curioso antes da formação da bíblia é justamente como o Eterno manteve os seus ensinos ou instruções no meio dos seus filhos.
E não é muito diferente do que vivemos nos dias de hoje, podemos observar que o que possuímos de características em nossa formação vem dos ensinos de nossos pais que aprenderam de seus pais, que por sua vez receberam tais instruções de nossos bisavôs. Estas instruções foram passadas de boca em boca, de ensino para ensino, de gerações em gerações.
É claro que nos dias de hoje muitas coisas ficam para traz, até mesmo por causa das evoluções, os pais cada vez mais ocupados com empregos que tomam todo o seu tempo, os filhos com escolas, cursinhos de inglês, esportes e videogames estão cada vez mais distantes dos pais.
Mas tinha uma época que não era assim, os pais e filhos tinham mais tempo, ficavam mais juntos e podiam contar historias do seu passado, coisas de seus pais para os filhos, dentro destes contos sempre se aprendiam maravilhosos e preciosos ensinos.
Teve uma época assim na história da humanidade, pois no princípio não havia a palavra escrita somente a palavra falada, e por muito tempo esta foi a forma que D’us usou para a formação de seus filhos (os justos).
O Eterno ensinou para Adão que instruiu a sua esposa Eva, que oralmente ensinou a seus filhos Caim (Cáin) e à Abel (Hével), os ensinos de D’us, prova disso é que ambos levavam ofertas ao Senhor, ensino de seus pais, e aprenderam a temer a D’us através de seus pais.
E assim foi de tempo em tempos, os ensinos do Eterno passando para um povo que era chamado de seu povo, sempre houve os remanescentes do Senhor na terra, por exemplo, quando Caim matou Abel.
O Senhor providenciou uma outra semente de justiça na terra, fez D’us com que Eva tivesse um outro filho chamado Sete (Shet), Sete teve a Enoque (Enosh), partir daí passou-se a invocar o nome do Eterno assim diz Gênesis 4:26, para se invocar o nome do Senhor a partir desse momento em diante era necessário haver ensino, alguém precisava instruir para que não ficasse no esquecimento a vocação ao Eterno, não havia a escrita, então de qual forma poderia doutrinar? Se não pela fala? Os Hebreus passavam a sua cultura e ensinos do seu D’us de forma oral, de geração em geração.
Até que na mesopotâmia (Atual Iraque), entrava em uso a escrita, onde Abrão recebeu do Senhor o chamado. Surgiram duas espécies de escritas nesta época a Escrita Cuneiforme e a Escrita Hieroglífica
No final da Idade do Bronze (1525-1200 a.C), dos alfabetos antigos os mais significativos foram desenvolvidos em Canaã, assim tivemos desenvolvido o alfabeto fenício, alfabeto hebraico e o aramaico, este grupo de línguas é conhecido como o semítico ocidental.
A língua hebraica tem grandes riquezas em sua composição, as letras contem histórias e significados individuais, que contam, ou montam as ações de D’us em cada ato da criação e formação do seu povo, incluindo os planos do Eterno para toda a terra, mas este é um outro estudo, para um outro momento.
É de extrema importância o ensino da instrução (Torá) do Eterno para os dias de hoje, principalmente porque temos vivido dias tenebrosos, onde não se tem mais a preocupação com a leitura nem mesmo com a fala através de contos sobre as passagens bíblicas, os pais não sentam mais com os filhos para ensinar as verdades de D’us. Não há mais tempo para tal feito!
D’us não tem estado na prioridade da família, não tem se dado mais o valor devido a palavra do Eterno, deixam esta responsabilidade para o professor da escola bíblica dominical, ficando totalmente alheios aos ensinos dos filhos.
Esta é uma geração que necessita de instrução, ensino, ou Torá em suas vidas. No contexto bíblico o pai era responsável pela instrução do Eterno ao seu filho, Deut. 4:10 diz: [Não te esqueça do dia em que estiveste perante o SENHOR, teu D’us, em Horebe, quando o SENHOR me disse: Reúne esse povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos.], ainda temos uns dos mais conhecidos versículos da bíblia em Prov. 22:06 [ Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.]. Sem falarmos que a bíblia está cheia de passagens que nos orienta a ensinar os preceitos do SENHOR, o próprio Yeshua nos fala em obedecer aos seus mandamentos, mas como obedecer se não há instrução? Necessitamos de pais que se preocupem em passar os princípios de D’us aos seus filhos e de mestres dentro das igrejas para que voltemos a estar no alvo, vivendo a santidade, sendo justos no cumprir da justiça do Eterno, manifestando o seu reino na terra, para que possamos viver a plenitude de Yeshua, este é o melhor e maior dos evangelismos que possamos pregar.

Esta prática fará com que o mundo experimente, uma transformação, mudança de caráter da nossa geração suicida, filhos que se consomem em drogas, filhos que espancam seus pais, adolescentes que matam uns aos outros sem motivos nenhum. Está na hora de darmos um basta em tudo isto e voltarmos a praticar o amor de D’us, e o melhor para isto é o ensino do Eterno!
Isto é Torá, instruirmos os nossos filhos e ao povo as palavras do SENHOR!
Não é preciso temer, mas compreender!

Shalom Malehem, que a paz do Senhor esteja com todos!